Skip to content

Luz, Câmera e Matrizes

Luz, Câmera e Matrizes

Sobre

O objetivo da palestra era mostrar de forma descontraída e leve como que o conceito de perspectiva e as matrizes são empregados em jogos de videogames e animações digitais, representando de uma forma convincente, e em uma tela plana, ambientes tridimensionais observados a partir de diferentes pontos de vista. A apresentação conta com a exibição de trechos de algumas séries populares de videogames, como Super Mario, Tomb Raider e Resident Evil, possui momentos de interação com o público e apresenta algumas simulações e animações simples rodando em tempo real. Foi concebida no contexto do Programa de Extensão Matemática: que Ciência é essa? Foram realizadas apresentações para cerca de 700 estudantes de diversas escolas da Cidade do Rio de Janeiro.

Caderno Explicativo

Baixe no Banner acima o Caderno Explicativo contendo todos os detalhes da apresentação e atividades propostas para abordar o assunto em sala de aula.

Agenda de apresentações

2016 – 2017 – Apresentações para estudantes de diversas escolas da cidade do Rio de Janeiro.

27 de abril de 2017 – VIII Bienal da SBM.

25 – 28 outubro de 2017 – Festival da Matemática do Rio Grande do Sul.

Desenvolvida por

Leonardo Silvares
Professor Adjunto - UFF
Possui Bacharelado (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2013) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor efetivo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente leciona na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa na área de Geometria Diferencial/Análise Geométrica. Tem grande experiência com Programação e nesse projeto foi responsável por toda a implementação computacional e colaborou com a elaboração do Caderno Explicativo.
Gladson Antunes
Professor Associado - UNIRIO
Formação é na área de Matemática tendo concluído o Bacharelado, Mestrado e Doutorado pela UFRJ. Nesse projeto contribuiu com a organização dos conteúdos, a ligação entre os conceitos abordados e os jogos de videogames, a captura e edição dos vídeos utilizados e com a elaboração do Caderno Explicativo.
Michel Cambrainha
Professor Adjunto - UNIRIO
Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006) e doutorado em Sistemas Dinâmicos na mesma instituição (2013). Neste projeto foi responsável por toda diagramação e organização do Caderno Explicativo, bem como o desenvolvimento das Atividades utilizando o software Geogebra.