O objetivo da palestra é mostrar de forma descontraída e leve como que o conceito de perspectiva e as matrizes são empregados em jogos de videogames e animações digitais, representando de uma forma convincente, e em uma tela plana, ambientes tridimensionais observados a partir de diferentes pontos de vista. A apresentação é bastante dinâmica, conta com a exibição de trechos de algumas séries populares de videogames, como Super Mario, Tomb Raider e Resident Evil, possui momentos de interação com o público e apresenta algumas simulações e animações simples rodando em tempo real.
A palestra foi concebida no contexto do Programa de Extensão Matemática: que Ciência é essa? Foram realizadas apresentações para cerca de 700 estudantes de diversas escolas da Cidade do Rio de Janeiro, na VIII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática e no Festival da Matemática do Rio Grande do Sul. Clique aqui para saber mais.
Nela é abordada a relação entre matrizes e o mecanismo de ranqueamento de páginas da internet realizado pelo Google, conhecido como PageRank. As discussões têm o potencial de se adaptarem tanto para estudantes do Ensino Médio, quanto para licenciandos. Além disso, elas podem servir a dois propósitos: motivação ou aplicação do estudo de matrizes. A oficina foi oferecida no XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática (2016) e no I EFITEM – Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática (2106).